Recentemente fiz meu check-up anual, recomendado pelo meu médico particular, Dr Luiz Carlos Miguita – meu pai. Além de cuidar da alimentação e de praticar pilates, não descuido da saúde e procuro fazer exames clínicos frequentemente. Mas e você, tem feito seu check-up?
O check-up médico é a realização periódica de vários exames clínicos, de imagem e laboratoriais com o objetivo de avaliar o estado geral de saúde e, por exemplo, diagnosticar precocemente alguma doença que ainda não tenha manifestado sintomas. É o médico clínico quem define a frequência que um check-up deve ser realizado, variando de acordo com seu estado de saúde ou histórico de doenças na família. Geralmente recomenda-se que os exames sejam realizados com a seguinte periodicidade:
Adultos saudáveis: exames de check-up a cada 2 anos
Doentes crônicos (hipertensão, diabetes ou câncer): a cada 6 meses
Pessoas com fatores de risco para alguma doença, como pessoas obesas, fumantes, sedentárias ou com colesterol elevado: 1 vez por ano
Os exames solicitados no check-up permitem que o médico verifique o funcionamento de alguns órgãos, como rins, fígado e coração, por exemplo, além de serem úteis na identificação de infecções e alterações no sangue, como anemia e leucemia.
Além dos exames básicos, homens e mulheres com mais de 40 anos devem ficar atentos para os exames específicos para cada gênero, tais como os exames ginecológicos e urológicos. Com eles, é possível prevenir doenças mais graves, como o câncer de colo de útero e de próstata. No caso das mulheres, é importante que seja realizado de forma anual, preferencialmente, exames específicos, como Papanicolau, colposcopia, vulvoscopia, ultrassonografia de mamas e ultrassonografia transvaginal. Já no caso dos homens, é recomendado que se realizem exames específicos como ultrassonografia de próstata e dosagem do hormônio PSA (Antígeno Prostático Específico).
Depois de atentar para os benefícios do check-up de rotina, que tal agendar o seu?
Quero te ver saudável por aqui 🙂