A meditação traz uma série de benefícios ao corpo e a mente, comprovados através de diversos estudos como redução do estresse, ansiedade e aumento da concentração.
Por mais que a prática possa parecer difícil, saiba que existem alguns truques simples que ajudam a entrar de cabeça neste universo.
Respiração
Fique atento ao ar que entra pelas narinas e expire-o lentamente. Depois estabeleça um ritmo, você pode por exemplo, começar inspirando em um tempo e expirando o dobro deste tempo. A respiração deve ser sempre nasal.
Postura
Você pode fazer a posição de lótus, que é manter a coluna reta (se necessário apoie em uma parede) e as pernas cruzadas. Outra opção é sentar-se em uma cadeira com a coluna ereta, os pés apoiados no chão e as mãos no colo uma sobre a outra.
O importante é sempre manter a coluna ereta para facilitar a frequência energética e reduzir a chance de sentir sono, mas de uma maneira em que você fique confortável. Mantenha sempre os olhos fechados para facilitar a interiorização.
Local
Sem dúvida, em qualquer lugar é possível meditar, mas ter um local específico para esta atividade ajuda muito.
Frequência e tempo
Você pode meditar até mesmo em 1 minuto. O importante é manter a frequência. Comece com 2 minutos diários e depois aumente para duas vezes ao dia. Para manter a disciplina, determine um horário mais conveniente para você. Uma dica, é associar a prática da meditação a uma atividade rotineira, como por exemplo, logo após acordar, escovar os dentes e outras.
Atenção! Não encare a meditação como mais uma das tarefas ou obrigações do dia. Veja-a como um momento seu, um exercício para se conectar com sua essência, e uma oportunidade de não ter que pensar, resolver ou fazer absolutamente nada, apenas estar com você.
Congratulações 7 de setembro! Hoje e sempre!
Viva!