Você sabia que a culinária japonesa está na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade? Isso mesmo! Ela foi incluída pela Unesco em dezembro de 2013, devido sua grande variedade de pratos e sabores únicos.
Para quem não sabe, a comida japonesa se inspirou na chinesa, até adquirir sua própria identidade. Por conta da escassez de alimentos, e por estarem rodeados de oceanos, os japoneses viviam da caça e da pesca, o que justifica a grande quantidade de pratos à base de peixes e frutos do mar.
Como descendente de japoneses, sou amante dessa culinária. E por isso, durante esse mês, vou mostrar para vocês como fazer os pratos mais tradicionais, em casa.
E vamos começar com o sushi – o bolinho de arroz enrolado com uma alga. O sushi traz diferentes ingredientes em seu interior, entre eles frutos do mar, peixe e vegetais.
Ingredientes:
2 xícaras de arroz japonês
2 xícaras de água
2 colheres de sopa de vinagre de arroz
1 colher de café de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1 pacote de alga
Salmão fresco
Pepino Japonês
Cream Cheese
Esteira para enrolar sushi
Modo de Preparo:
O arroz japonês é um pouco diferente do que nós estamos acostumado a comer todos os dias. Mas para fazer sushi, o ideal é que seja usado esse tipo de grão. Seu aspecto lembra um arroz empapado, então não se assuste, é assim mesmo.
Coloque o arroz em um potinho e lave-o para tirar o excesso de amido. É simples: encha o pote com água e mexa levemente os grãos até a água ficar branca. Retire a água e repita o processo quatro vezes.
Coloque água para cozinhar o arroz em fogo alto. Você deve pôr o arroz com a água ainda fria, sem sal nem tempero. Espere ferver e quando isso acontecer, diminua a intensidade do fogo para o mínimo. Deixe o arroz cozinhar por mais 20 minutos com a tampa da panela semi-aberta.
O tempero do arroz é feito separadamente em outra panela. Você pode usar uma frigideira se quiser. Coloque nela o sal, o açúcar e o vinagre e leve ao fogo. Mexa essa mistura até o açúcar derreter totalmente. Desligue o fogo e reserve.
Deposite o arroz cozido em uma tigela e jogue o tempero por cima. Misture tudo delicadamente.
Usando uma faca afiada, corte o salmão em longas tiras sentido ao rabo do peixe. A largura pode ser do mesmo tamanho que a altura. Ou seja, a tira deve ser longa e quadrada.
Em seguida, corte lascas de pepino aproveitando sua casca.
Na esteira, coloque uma folha de alga com o lado liso e brilhoso para baixo. Distribua uma quantidade generosa de arroz sobre toda alga e coloque a tira de salmão e as lascas de pepino próximo à beirada. Cuidado para não deixar o recheio muito no meio, pois você irá enrolar o seu sushi como um rocambole. Agora é só cortar cuidadosamente e separar os rolinhos para serem servidos.
Você pode incrementar o seu sushi com cream cheese no recheio e agradar os convidados que gostam.