Mais de 160 países no mundo, incluindo muitos nos quais o Cristianismo não é a principal religião, celebram essa data tão especial. Mas as tradições vão muito além de montar a árvore de Natal e esperar Papai Noel. São milhares de costumes que podem aquecer nossos corações e transmitir, da mesma forma, a mensagem de amor e paz que o espírito natalino tem a nos oferecer. Vamos conhecer algumas?
Confraternize com pessoas carentes
Antes da ocasião natalina podemos também visitar pessoas idosas, asilos, conhecidos que não possuem família e alegrá-los um pouco com presentinhos simples e nossa companhia. Podemos conversar, ler, cantar com eles. Você pode fazer isso sozinho ou levar junto toda a família, e o espírito natalino chegará mais cedo em sua casa.
Prepare a ceia em família
A ceia de Natal é um dos pontos mais importantes do feriado. Reúna a família, para que todos coloquem a mão na massa. Haverá trabalho para todos, inclusive os pequenos, que podem organizar os utensílios, distribuir guardanapos ou outras tarefas. E se a família for grande, divida as tarefas para que todos possam participar de alguma forma, trazendo uma sobremesa, por exemplo. É importante que todos se sintam parte deste encontro.
Leia livros de natal para as crianças
Pegue exemplares de livros como O Grinch que Roubou o Natal, O Expresso Polar e outros para leitura antes de dormir na semana de Natal. Conte também alguma história que tenha marcado um Natal em sua infância. As crianças vão adorar!
Mantenha a expectativa!
Na véspera do Natal, enquanto todos esperam a chegada da meia-noite, não deixe de entoar canções natalinas em família, contar histórias, apresentar teatros com membros da família ou fantoches, assistir a filmes natalinos (a Netflix possui vários títulos interessantes em seu catálogo!) Aproveite o espírito de Natal na sua mais pura presença, com muita união e respeito ao aniversariante.
Você e sua família tem alguma tradição específica no Natal? Compartilhe aqui comigo!