A alimentação na praia é uma das minhas maiores preocupações nas viagens, principalmente com o Max que, como toda criança, quer comer tudo o que vê pela frente! E, para que a saúde não atrapalhe a nossa diversão nas férias, separei alguns cuidados importantes com os alimentos, para evitar a contaminação e sintomas indesejados como uma intoxicação alimentar.
E fique atento, pois estas dicas não valem só para as crianças, mas sim para os adultos também!
Prepare pequenos lanches em casa
Leve para a praia, numa bolsa térmica, sanduíches leves (com queijo magro, peito de peru, cream cheese, legumes e verduras), mix de castanhas, palitinhos de legumes, frutas frescas e secas.
Cuidados com as compras
Quando for escolher seu sorvete, açaí, sucos e outros produtos em vendedores ambulantes, prefira as marcas de sua confiança. Essa é uma maneira de garantir o controle de higiene dos produtos. Na hora de comprar o sorvete, escolha os de fruta, que além de mais refrescantes são menos gordurosos se comparados aos com base de leite.
Evite consumo de alimentos muito perecíveis
Itens como molhos gordurosos, peixes e frutos do mar devem ficar de lado, afinal, a exposição ao calor acelera a degradação desses ingredientes, que podem levar a uma intoxicação. Procure por alimentos grelhados ou cozidos, como as iscas de frango ou carne grelhadas, o milho verde cozido, biscoito de polvilho e até o queijo de coalho.
Fique de olho nas bebidas alcoólicas
Além de calóricos, muitos drinks ainda utilizam açúcar, xaropes e leite condensado em seu preparo. Já a cerveja também age como diurético e aumenta o volume de urina.
Beba muito líquido
Dê prioridade aos sucos naturais, água de coco e água fresquinha, em detrimento das bebidas açucaradas.
Anotou as dicas? Agora é hora de planejar e curtir dias de muita diversão na praia! Tem alguma outra sugestão interessante? Compartilhe aqui nos comentários!