Eu não consigo imaginar uma casa que não tenha um tapetinho se quer. Eles são muito funcionais nas entradas, ao lado da cama, nos banheiros, salas e cozinha. Enfim, assim como as cortinas, são como se fossem as roupas das nossas residências. E é claro, hoje essas peças também são fundamentais para decorar os ambientes. O tapete dá aquele toque personalizado ao ambiente. Por isso, antes de sair comprando um leve em consideração fatores como formato, cor, textura e material. Os decoradores são unânimes em dizer que nem sempre o mais bonito é o ideal.
Então vamos lá para algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher esse item, que considero indispensável.
Quando temos crianças, idosos e animais de estimação nossa atenção tem que ser redobrada. Nesses casos os tapetes precisam, realmente, ser funcionais e não causar acidentes.
Já os mais fofinhos devem ser colocados nos ambientes em que podemos andar descalço como: salas de TV e quartos. Dê preferência para os modelos mais leves e antiderrapantes. Já na sala de jantar, os modelos finos e sem pelos são os mais indicados, assim como para corredores e locais de bastante circulação.
Quanto ao formato, os quadrados ou retangulares são os mais comuns e funcionam muito bem para delimitar, visualmente, diferentes ambientes de um mesmo cômodo. Para decorações mais descontraídas e informais, os redondos combinam perfeitamente, inclusive em quartos infantis. Se você faz um estilo ousado invista em formatos diferentes e deixe sua personalidade falar mais alto.
Agora se a dúvida for sobre a cor, vai depender sempre do restante da decoração. Se sua casa é toda clean, aposte em tapetes mais coloridos, com cores vibrantes. Gosto muito de combinar com os tons das almofadas, um móvel retrô ou uma peça de decoração.
Vejo também muita gente em dúvida sobre os tamanhos dos tapetes, principalmente das salas. Ele pode ser maior, ficando 20 centímetros para baixo do sofá ou dos móveis. Ou menor com a mesa de centro em cima. Na sala de jantar as cadeiras precisam ficar em cima do tapete. Nos corredores, quando optamos pelas passadeiras, uma parte do piso das laterais deve ficar aparente.
E se alguém da sua casa for alérgico, saiba que existem diferentes opções antialérgicas que vão garantir beleza e aconchego ao seu lar.