Ninguém sabe onde nasceu o Steak a Poivre. E são tantos os candidatos a sua autoria que os historiadores gastronômicos acreditam ser prato de invenção anônima, surgido em vários lugares.
Para quem não conhece: o Steak a Poivre nada mais é que bife alto de carne bovina, geralmente tirado do centro do filé mignon, servido ao molho de pimenta.
Vamos a receita!
Ingredientes:
3 colheres de sopa de pimenta do reino preta em grãos ou verde
4 medalhões de filé mignon
Sal a gosto
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de óleo
⅓ xícara de conhaque
1 xícara caldo de carne
½ xícara de creme de leite
Modo de preparo:
Enrole pimenta em um pano de prato limpo, em seguida, esmague, pressionando firmemente com o fundo de uma frigideira ou batendo com um martelo. Atenção: Pimenta deve ser quebrada, e não transformada em pó). Transfira a pimenta para um prato, em seguida, role os filés nela para que sejam uniformemente revestidos. Tempere todos os lados do filé com sal.
Esquente a manteiga e o óleo em uma frigideira, em fogo alto. Adicione o filé e cozinhe até ficar bem dourado. Transfira a carne para um prato aquecido.
Depois, aqueça a mesma panela que estava a carne e adicione o conhaque. Flambe cuidadosamente. (Mantenha uma tampa à mão, assim você pode apagar o fogo, se necessário). Deixe o álcool queimar, cerca de 1 minuto, em seguida, adicione o caldo de carne. Cozinhe até reduzir pela metade.
Na sequência, adicione o creme e deixe cozinhar. Mexa ocasionalmente, até engrossar. Coloque os medalhões na frigideira. Ferva mais um pouco e sirva em seguida.