Imagine um doce que não é um sorvete, mas é macio e você come congelado? De origem italiana, o Semifreddo é uma das melhores sobremesas de todos os tempos, na minha opinião.
Ele faz parte de uma classe de doces semi-congelados, tipicamente bolos de sorvete, cremes semi-congelados e certas tortas de frutas. Sua textura é aveludada e o sabor suave ao mesmo tempo.
E o mais legal: você pode fazer essa sobremesa com até 3 dias de antecedência e manter no congelador até o momento de servir.
Mãos à obra? A receita é do meu amigo e chef Rafael Sato.
Ingredientes Semifreddo:
80 gramas de mel
50 gramas de açúcar refinado
250 gramas de creme de leite fresco
2 ovos inteiros
2 gemas
Ingredidentes Crocante de amêndoas:
60 gramas de açúcar refinado
80 gramas de amêndoas em lascas
Modo de preparo:
Bata o creme de leite e reserve.
Em seguida, misture os demais ingredientes em um bowl e leve ao fogo em banho maria.
Deixa cozinhar. Mexa sempre! Depois transfira a mistura para a batedeira e bata até que a massa ganher volume e esfrie (deve estar frio ao tato).
Na sequência junte chantily e “espuma” de ovos delicadamente. Transfira o conteúdo para uma forma de bolo inglês ou formas desejadas (caso não seja de silicone, passar plástico filme para desenformar mais fácil) e leve ao congelador por pelo menos 6 horas.
Crocante de Amêndoas:
Leve o açúcar à uma frigideira para fazer o caramelo. Assim que adquirir uma cor dourada (mais clara para sabor mais doce e mais escura para maior amargor) junte as amêndoas e retire do fogo. Transfira para uma bancada de pedra untada com um pouco de óleo ou sobre um tapete de silicone em superfície lisa. Deixe esfriar, pique com uma faca ou quebre com a mão e reserve.
Desenforme o Semifreddo e decore com o crocante de amêndoas picado e um fio de mel e delicie-se!
Bom apetite!