A culinária italiana é tão rica que sua história jamais caberia nesse post. Mas todos sabem que a Itália coleciona uma variedade de tipos de massas que ultrapassa gerações.
E eu confesso, é difícil resistir a um ‘bel piatto di pasta’, certo? Eu sou apaixonada por comida italiana e, de vez em quando, me aventuro na cozinha para preparar uma massa fresca – sempre acompanhada de um bom vinho, é claro!
Apesar de existirem muitos tipos de massas nós quase sempre ficamos reféns das tradicionais, como o parafuso e o espaguete. Mas vamos combinar, nossa paixão pelo macarrão vai muito além disso. E que tal variar na escolha? Mãos à massa:
Massa longa
Especiais para qualquer ocasião, se enquadram nessa categoria o espaguete, talharim, pappardelle e cabelo de anjo, entre outras massas com mais de 10 cm de comprimento. Para acompanhar, escolha molho bolonhesa, branco, funghi, rose ou de queijo. O macarrão cabelo de anjo também é ideal para o preparo de sopas. Experimente!
Massa curta
Gravata, parafuso (fusilli), rigatoni e penne são massas curtas e algumas exigem um preparo mais delicado e combinam com a maioria dos tipos de molhos. Os cremosos, à base de queijos como ao sugo, alho e óleo e bechamel são os mais indicados.
Massas recheadas
Capeletti, ravioli, lasanha, rondelli e canelone são algumas das deliciosas massas recheadas. Os molhos utilizados para acompanhá-las podem variar de acordo com o recheio escolhido. Os suaves combinam com molhos fortes, como ragus. Já para recheios de sabor intenso, você pode optar pelo bechamel ou molho de tomate, que são mais suaves.
Ficou com água na boca? Então corre para a cozinha preparar uma massa especial para o almoço ou jantar de hoje! Com uma boa massa, qualquer refeição vira um motivo para celebrar. Aproveite!