O piso de uma casa tem o poder de transformar completamente o ambiente. Por isso, em qualquer projeto de reforma e decoração, a sua escolha é um passo importante a se dar. Afinal, o piso precisa ser resistente, confortável, fácil de limpar e esteticamente agradável.
E se você quer reformar a casa sem perder tempo, primeiro deve entender a diferença entre piso laminado e piso vinílico.
O piso vinílico é feito com cloreto de vinila, ou PVC. O material vem em placas, réguas ou mantas.
Já o laminado é composto por camadas de materiais derivados da madeira, como aglomerado e painel de madeira de alta densidade (HDF). A camada superior recebe uma estampa decorativa, impregnada com resina. O revestimento vem em réguas; pode ser instalado por encaixe ou cola sem cheiro.
Vantagens
O piso vinílico abafa ruídos de passos e ajuda a conservar a temperatura dos ambientes. Como é protegido por resina de poliuretano, mancha muito pouco e é antialérgico. E não faltam opções de estampas! O ideal é que sua instalação ocorra em áreas internas que não recebam sol intenso.
O laminado é muito fácil de instalar: no dia seguinte já é possível usá-lo. Em caso de mudança, pode ser desmontado e levado para a nova casa. Vai bem em áreas secas e com temperatura amena, que exigem um pouquinho mais de sofisticação
Pontos fracos
O vinílico risca se a abrasão for grande – como no caso de uma geladeira sendo movida. Seu pigmento também se desbota com o sol.
Já o laminado, devido ao seu miolo de madeira, ele não é resistente a uma quantidade muito grande de água, então o ideal é fazer uma limpeza com aspirador de pó, vassoura de cerdas macias e pano úmido.