Essa sobremesa surgiu no século XVI dentro dos conventos portugueses. E foi ensinada para nós brasileiros por nossos colonizadores. Na época, o pudim era feito de leite ainda, não de leite condensado.
A palavra pudim veio do inglês pudding. Em Portugal e no Brasil indica uma preparação de consistência cremosa ou moderadamente sólida, temperada com açúcar ou sal, feita em banho-maria.
Somente no século XIX com a chegada das latas do leite condensado o seu preparo foi facilitado e tornou-se nossa obra-prima e uma das sobremesas mais simples e consumidas da gastronomia brasileira.
Atualmente existem incontáveis variações da receita, com várias derivações nos ingredientes: chocolate, frutas, pão e outras. O fato é que o pudim é ideal para ser servida a qualquer hora do dia. E aqui em casa, ele é presença garantida nos almoços de família, aos domingos!
Vamos a receita!
Ingredientes
1 lata de leite condensado
450 ml de leite integral
1 colher de café de essência de baunilha (opcional)
2 ovos
4 gemas
Calda de Caramelo
150 gramas de açúcar
Água
Modo de preparo
Em uma tigela, misture – manualmente – o leite condensado com o leite integral e a baunilha. Em outro recipiente, bata os ovos e as gemas com um fouet, até a mistura ficar homogênea. Junte à mistura anterior. Coe e reserve.
Coloque o açúcar em uma panela e adicione água suficiente para molhá-lo. Mexa antes de ligar o forno, para uniformizar a mistura, e limpe as paredes da forma com um pincel molhado para evitar a formação de cristais. Cozinhe, sem mexer, até transformar em caramelo.
Cozimento
Pré aqueça o forno a 150 graus. Adicione a base do pudim à forma com caramelo. Cubra com papel alumínio para evitar que a superfície do doce fique queimada e cozinhe em banho maria no forno por 1 hora a 1 hora e meia ou até que o centro do pudim esteja firme.
Bom apetite!
Fotos:Carol Gherardi
Produção: Tatudamberg
gostei muito do seu site, sempre volto para ver conteudo
tão bem elaborado.