Um hábito ainda comum em muitas casas é o de guardar na geladeira comida na panela. Apesar de ser mais prático, afinal, na hora de aquecer é só levar para o fogão, saiba que há riscos para o utensílio, à comida e, pior, à saúde.
Contaminação
Além de liberam os aromas dos alimentos que estão dentro delas, pois as tampas não vedam por completo, existe a possibilidade de ocorrer infiltração de oxigênio e liberação de vapor —às vezes até vazamento—, resultando em adulteração no sabor, aroma e textura do que está dentro dela.
A falta de vedação, aliada a sujeira “invisível” acumulada na panela pelo excesso de uso e aos microrganismos presentes na própria geladeira, também favorece a contaminação da comida, com possibilidade de provocar intoxicação em quem a consumir.
Desgaste das panelas
Os alimentos presentes dentro da panela, como no caso de molhos ácidos, podem ir corroendo o revestimento com o tempo. E isso é ruim não só para a beleza, mas também para a eficiência da panela.
Como guardar os alimentos
Para evitar problemas, o jeito certo de guardar os alimentos cozidos na geladeira é em potes de vidro, silicone ou plástico, e estes últimos devem ser livres de bisfenol (PBA).
Os recipientes precisam ser fechados hermeticamente e não apresentar rachaduras ou qualquer quebrado. O ideal é que sejam colocados na parte intermediária do refrigerador ou então no freezer, e ambos têm de estar na temperatura certa (respectivamente, entre 4ºC e 5ºC e por volta de -15ºC).