Pensa em uma pessoa que adora pipoca? Agora multiplica por mil? Sim, essa pessoa existe e já está com água na boca só de escrever esse post! Sou tão apaixonada por pipoca que fui aprender alguns truques com Cesar Yukio, o renomado chef pâtissier que é famoso por seus doces tradicionais japoneses feitos com ingredientes e técnicas ocidentais, proporcionando-nos uma viagem por sabores que misturam o melhor dos dois lados do mundo.
Cesar possui especializações em escolas renomadas na França e na Argentina, e também ministra aulas no Brasil, nos Estados Unidos e Japão. Foi com ele que aprendi a preparar a pipoca caramelada com milho mushroom que faz o maior sucesso aqui em casa. Aliás, antes de dar a receita uma pergunta: você sabe qual a diferença entre os milhos de pipoca existentes no mercado? Então confira abaixo!
Butterfly (borboleta)
Esse milho, mais conhecido pela maioria das pessoas, é específico para pipocas salgadas e necessita de gordura para um melhor estouro. O butterfly possui a casca mais fina e delicada, estourando sem uniformização. Perfeito para pegar sal e temperos, a pipoca produzida com esse milho deve ser consumida ainda quente para melhor manter sua crocância.
Mushroom (cogumelo)
Milho específico para pipocas doces, o mushroom é encontrado aqui na zona cerealista de São Paulo, bem como nos principais mercados municipais (dê uma pesquisada em sua cidade, é uma delícia!). Este tipo de milho estoura melhor sem a presença de gordura.
O mushroom possui uma casca mais grossa, em forma de bola, e é perfeito para caraterização sem quebrar os grãos. A pipoca produzida com esse milho pode ser consumida em temperatura ambiente pois mantém sua crocância.
Agora que você já conhece um pouco dos tipos de milho, que tal partir para a receita?
Ingredientes:
80 gramas de milho para pipoca
15 ml de óleo
Preparo da pipoca:
Em uma panela esquente bem o óleo. Assim que o óleo estiver quente, estoure o milho e reserve.
Ingredientes da calda de caramelo:
150 gramas de açúcar granulado
60 gramas de manteiga em sal
80 gramas de glucose de milho
80 ml de água
50 gramas de açúcar mascavo
5 gramas de bicarbonato de sódio
3 gramas de sal refinado
3 ml de extrato de baunilha
Quase nada de mycyro (manteiga de cacau micronizada). Se preferir, pode substituir por lecitina de soja)
Preparo da calda:
Em uma panela misture todos os ingredientes, exceto o mycyro, e leve para ferver, mexendo sempre até atingir 145°C. Verta a calda sobre as pipocas estouradas e mexa bem para incorporar. Quando as pipocas já estiverem bem envoltas na calda, jogue um pouco de mycyro por cima delas e mexa para soltar as pipocas. Deixe esfriar.
Delicie-se!