O conhecido molho de massas foi criado na cidade italiana de Nápoles. A história de sua criação conta com algumas polêmicas versões.
A primeira diz que as prostitutas locais teriam inventado a receita, porque era rápida e podia ser feita nos intervalos entre um cliente e outro. A segunda versão afirma que o aroma agradável do prato atrairia clientes que passassem perto dos prostíbulos. E a terceira diz a história que esse prato típico italiano foi criado por uma esposa que traía o seu marido todas as tardes e com isso, chegava atrasada para preparar o jantar. Com medo do esposo chegar do trabalho e o jantar não estar pronta, a esposa inventou esse prato rápido e de fácil preparo.
A verdade origem do prato pode levantar dúvidas, mas o que é certo é que o molho é delicioso! Aproveite o final e semana para preparar essa receita.
Ingredientes:
450 gramas de tomates e picados em cubos (pode usar mais de um tipo juntos)
1 xícara de azeitona sem semente e picada
3 dentes de alho descascados e inteiro
1 pacote de pasta ( rigatoni , penne)
1/2 xícara de azeite
1/3 de alcaparras
Sal e pimenta
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Ferva água e cozinhe a massa segundo a especificação do fabricante, al dente. Reserve 1/4 da água do cozimento.
Numa vasilha grande, adicione os tomates, azeite de oliva, azeitonas, alcaparras e o alho. Tempere com sal e pimenta do reino.
Adicione a pasta no molho de tomates, junte a água do cozimento e o queijo ralado. Misture bem. Remova o alho. Sirva imediatamente com mais queijo e um fio de óleo de oliva.