A cozinha é um dos lugares mais movimentados da casa. É nela que a família se reúne, preparamos as refeições e grande parte das tarefas domésticas acontece. E é justamente por isso que um tapete pode ser a alternativa ideal para esconder imperfeição ou desgaste no piso e até mesmo algumas sujeirinhas decorrente da constante passagem.
Mas antes de sair comprando o primeiro que ver na frente é importante considerar aspectos como material, tamanho, modo de limpeza, e até mesmo a presença de base antiderrapante.
Como escolher
Antes de qualquer coisa você deve pensar em quantos tapetes você vai precisar. Os jogos de tapetes para cozinha normalmente vêm com um tapete mais comprido, também chamado de passadeira, para ser colocado em frente à área da pia, e um ou dois tapetes menores para posicionar em frente ao fogão e à geladeira. Já os tapetes avulsos geralmente são mais compridos.
Outro fator importante é o material. A grande maioria dos modelos é fabricado em materiais sintéticos, como polipropileno e poliéster. Porém, você também pode encontrar tapetes feitos de algodão, sisal e até mesmo couro animal. Os tapetes de cozinha feitos de materiais sintéticos costumam ser mais resistentes.
Fique atenta também se tapete apresenta base antiderrapante. Como na cozinha é normal derrubarmos líquidos no chão, essa característica garante maior segurança em sua casa, principalmente se há crianças pequenas.
E não esqueça de medir a área da cozinha onde pretende colocar o tapete e cheque as especificações do modelo de seu interesse. Passadeiras, por exemplo, costumam ter entre 120 até 160 cm de largura. Já no caso de jogos de tapetes, busque produtos cuja largura dos tapetes menores seja parecida com a de sua geladeira e seu fogão. Além disso, tenha em mente que tapetes para cozinha muito grandes são mais difíceis de remover e limpar.
Ah! E de preferência para peças que possam ser limpas com maior facilidade. Por isso, procure por tapetes laváveis e, se possível, àqueles que possam ser lavados na máquina!