Ter uma piscina em casa é um item de desejo de quase todo mundo. Mas não se pode esquecer, que ela vem com um preço: a manutenção, que deve ser feita ao longo de todo o ano. E nem sempre dá para pagar um profissional para fazer isso.
No post de hoje, vou dar algumas dicas de como deixar a água sempre pronta para um mergulho.
Remova as folhas da superfície da água
Quando a piscina fica desprotegida, as folhas do jardim podem cair na água. Além do aspecto de água suja, esses detritos irão entrar em decomposição, o que pode contaminar a água da sua piscina. Por isso, é importante retirar as folhas da superfície da água com frequência. Você pode usar uma peneira especial para alcançar os pontos distantes das bordas.
Limpe o entorno da piscina com frequência
O primeiro passo para manter uma piscina sempre limpa é eliminar a sujeira e os resíduos acumulados no entorno dela. Retire folhas, galhos e outros resíduos que possam ter sido acumulados próximo à borda. Ao varrer o entorno da piscina, faça-o no sentido oposto à água, para evitar um maior acúmulo de sujeira dentro da piscina.
Após retirar o excesso de sujeira, aplique produtos especializados para a limpeza das bordas e, com a ajuda de uma esponja, limpe-as.
Verifique o filtro
O filtro deve ser mantido limpo para garantir o bom funcionamento do sistema de sucção e a limpeza da água.
Já o aspirador deve ser usado somente quando for possível enxergar o fundo da piscina e identificar as sujeiras que lá residem. Aspirar objetos muito grandes pode estragar o seu equipamento.
Tratamento químico da água
Se você quer saber como limpar piscina com qualidade, o tratamento químico também é importante. Composto por cloração, controle do PH da água e controle da alcalinidade, é esse processo que vai deixar a água da piscina tratada e própria para uso constante.
O processo químico consiste em medir a alcalinidade e o PH da água, corrigindo-os se necessário. O cloro é uma eficiente maneira de como limpar piscina e deve ser específico para esse fim. Sua ação desinfeta a água, matando os micro organismos que podem ser nocivos quando não tratados. O cloro do tipo granulado ou em pastilhas deve ser diluído para não danificar alguns tipos de revestimento, como a fibra de vidro e o vinil.
O processo de limpeza não é fácil, mas ao colocar essas dicas em prática, você irá conseguir deixar a área de piscina sempre bonita e bem cuidada para aproveitar os dias de sol, em família.