As máscaras de tecido ganharam as ruas para o enfrentamento da pandemia da COVID-19. Elas são importantes aliadas na redução do contágio. Mas não basta ter a máscara, os cuidados com o uso e higienização são fundamentais.
Em primeiro lugar, elas são de uso pessoal, não devem ser compartilhadas mesmo para pessoas da mesma família. Devem ser trocadas a cada duas horas ou quando sujas e, depois de ajustadas, não devem mais ser tocadas para evitar infecções. Antes de tirá-las, lave as mãos com água e sabão.
Nesse processo, a higienização é fundamental e, para isso, é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde.
Passo a passo
Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária por 30 minutos. A diluição é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (10 ml de água sanitária para 500ml de água potável);
Após o tempo de imersão, realize o enxágue em água corrente e lave com água e sabão;
Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão;
A máscara deve estar seca para sua reutilização;
Após secagem da máscara passe com ferro quente e acondicione em saco plástico;
Caso prefira lavar a máscara com o uso de máquina de lavar, você deve programar o ciclo completo de lavagem (lavagem, enxague e secagem) de pelo menos 30 minutos com uma temperatura de lavagem de 60 graus. E é necessário lavar as máscaras separadamente das roupas.
Como lavar máscara de pano colorida
Para máscara de tecido estampada e colorida e realize as etapas de lavagem indicadas acima, porém ao deixar de molho utilize o alvejante sem cloro com base em água oxigenada, em vez da água sanitária comum.
O alvejante sem cloro pode ser encontrado em mercado comum tanto na forma líquida como em pó. As medidas são as mesmas: para cada 1 litro de água, utilize 20 ml de alvejante sem cloro. Assim, a lavagem não irá atacar as fibras do pano e o corante que proporciona a cor da peça.