A intoxicação alimentar, como é popularmente chamada a gastroentecolite aguda, ocorre quando ingerimos água ou alimentos contaminados por fungos ou bactérias, ou que estão estragados. A contaminação geralmente acontece durante a manipulação, preparo, conservação ou armazenamento deles. As altas temperaturas, comuns na temporada primavera/verão, podem comprometer a conservação de alimentos e favorecer a proliferação dos micro-organismos nocivos à saúde, entre eles bactérias (salmonela e estafilococos) e vírus (rotavírus).
Quem já sofreu uma intoxicação sabe do que estou falando. Os sintomas são bem desagradáveis. Vômito, náuseas, dor de cabeça e diarreia são alguns deles. A intoxicação alimentar também pode causar fadiga extrema, fraqueza e desidratação, por isso é importante fazer bastante repouso durante o processo.
Quando é recomendado procurar um médico?
Se ocorrer queda de pressão arterial, perda de peso, dor abdominal, febre ou sinais de desidratação excessiva, tais como: boca muito seca, dor de cabeça e tonturas. Atenção: crianças, gestantes, idosos e pessoas com sistema imunológico debilitado podem apresentar sintomas mais graves durante a intoxicação.
Quais alimentos devem ser evitados?
Procure dar um descanso ao seu estômago durante o tratamento. Evite o consumo de alimentos pesados e de difícil digestão, além de alimentos processados e gordurosos. Prefira alimentos mais leves e líquidos como:
Chás de ervas,
Água de coco,
Sucos naturais coados,
Peras e maçãs cozidas e sem casca,
Torradas, bolachas de água e sal e maisena,
Sopas de legumes, caldos de legumes, carne ou frango,
Legumes bem cozidos,
Carne magras,
Gelatinas.
Como se prevenir?
Antes e depois de manusear ou preparar alimentos, lave bem as mãos, os utensílios e as superfícies com água morna e sabão;
Escolha alimentos frescos, com boa aparência e íntegros. Antes de consumir, lave-os bem com solução de hipoclorito de sódio ou vinagre;
Mantenha os alimentos crus separados de alimentos prontos para o consumo, pois isso impede a contaminação cruzada;
Beba sempre água tratada e filtrada;
Evite comer carne crua ou mal passada, principalmente fora de casa.
Espero que estas dicas tenham sido úteis. Aproveite o calor, mas com moderação e previna-se!