Refrescante e levinha, a granita é um drinque delicioso para os dias de calor. Muito parecida com a nossa tradicional raspadinha, se engana quem acha que a granita é brasileira. A bebida é original da região da Sicília, na Itália, e muito apreciada pelos italianos e pelos turistas que por lá passam.
Diz a lenda que a granita foi elaborada pela primeira vez com uma mistura de neve e limão. Sua textura varia, contudo, de cidade para cidade na Itália. As diferenças resultam da utilização de técnicas de congelação diferentes: as mais finas são produzidas com máquinas de gelo, enquanto as mais grosseiras são congeladas e agitadas esporadicamente, sendo raspadas no fim, com o objetivo de produzir cristais de gelo separados.
Os ingredientes tradicionais mais usados para preparar uma granita são limão, tangerina, café, amêndoa, hortelã e frutas silvestres. A granita é normalmente servida num copo ou numa taça e é consumida com uma colher, tal como uma sobremesa.
Eu sou suspeita porque sou fã de granita! Hoje resolvi compartilhar uma receita que gosto muito e dá para preparar em qualquer ocasião. Confira:
Ingredientes:
1 xícara de açúcar
1 xícara de água
3 xícaras de suco de laranja
1 xícara de Campari
1 limão espremido
Modo de preparar:
Primeiramente faça um xarope. Coloque numa panela o açúcar e a água e leve ao fogo até que o açúcar se dissolva por completo.
Coloque o xarope de açúcar e os demais ingredientes numa vasilha de cerâmica e misture bem. Com cuidado, leve a vasilha ao freezer e deixe descansar. Depois de 1 hora, raspe a granita com um garfo e volte ao freezer. Repita a operação a cada 30 minutos, até que a granita esteja firme e granular.
Na hora de servir, prefira pequenos bowls ou copos de martini. Cheers!
-
Pingback: Sorvete e inverno: combinação quente e perfeita! - Mommy's Tips