Você também é daquelas pessoas que costumam achar que glacê e chantilly são a mesma coisa? Sinto lhes decepcionar, mas apesar de bem parecidos, os dois são feitos com ingredientes diferentes e devem ser armazenados de formas distintas.
Chantilly
De textura suave, cremosa e sabor bem adocicado, o chantilly é basicamente um tipo de creme muito usado para incrementar receitas de sobremesas. Sua receita tradicional é feita com creme de leite fresco, açúcar refinado ou de confeiteiro e essência de baunilha
Seu grande diferencial é que precisa ser mantido sob refrigeração (caso contrário acaba desmontando). Além disso, o chantilly é o mais indicado para cobrir cafés, chocolates quentes, incorporar receitas de saladas de frutas (morango com chantilly, por exemplo, fica delicioso!) e também para dar o toque final em cupcakes e tortas.
Como fazer chantilly
500 g de creme de leite fresco bem gelado
1/2 xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo:
Misture o creme de leite fresco e o açúcar e bata na batedeira durante 2 minutos. Rende 3 litros de chantilly e dura 7 dias na geladeira.
Glacê
Muito usado por confeiteiros para enfeitar e dar mais formato aos bolos, o glacê é um ingrediente mais firme que o chantilly e não leva creme de leite em seu preparo. Geralmente feito com claras de ovos, açúcar e sumo de limão.
Apesar de ser considerado menos saboroso que o chantilly, o glacê acaba sendo mais indicado para determinados usos, como confeitar biscoitos e bolos.
Como fazer glacê simples
Ingredientes:
2 ½ xícaras de açúcar confeiteiro peneirado,
2 claras de ovos grandes,
1 colher de sopa de sumo de limão coado.
Modo de preparo:
Comece batendo as claras em neve com uma batedeira em velocidade alta. Em seguida, vá acrescentando o açúcar aos poucos e continue batendo. Por fim, acrescente o sumo de limão coado e bata até que o glacê fique bem consistente.