Um prato não traz consigo apenas aromas, texturas e sabores. Tal como um documento, guarda por trás de simples receitas ingredientes como a eclosão de guerras, a trajetória de artistas ou mesmo o processo de formação de um povo.
Com esse propósito, vou dar início a uma série gastronômica referente a época do Império, claro que com receitas reinterpretadas para os dias de hoje.
Para quem não sabe, a coleção de menus de Dom Pedro II mostra que, tirando miúdos de macaco e alguns tipos de aves selvagens, o que ele – toda elite do século 19 – comia não é assim tão diferente do que colocamos hoje no prato.
Por isso, para abrir essa série escolhi um prato simples e delicioso! Tenho certeza que você conhece muito bem: Frango Assado.
Ingredientes:
1 frango inteiro (retire aquele saquinho de miúdos que vem dentro)
Temperos: Alho, pimenta do reino, tomilho, salsa, cebola
500 ml de cerveja
Modo de Preparo:
Lave o frango numa bacia com água e limão.
Em seguida, coloque o frango dentro de um saco plástico para temperar. De maneira geral utilizo 1 colher de chá de sal para cada quilo de frango. Além disso, acrescente alho, pimenta do reino, tomilho, salsa, cebola e 500 ml de cerveja. (as vezes troco por suco de laranja).
Deixe marinando por uma noite. No dia seguinte, coloque o frango numa assadeira- com toda a marinada, e um pouco de manteiga na cavidade por cima dele.
Cubra com alumínio e coloque para assar por uns 20 minutos. Retire o alumínio e volte ao forno até o frango dourar. Se precisar regue-o com cerveja.
Garanto que é de comer de joelhos!!!