Dá frio na barriga só de pensar que o Natal chegou, não é? Para quem gosta como eu, Natal é tempo de alegria e de confraternização. Mas também é época para nos organizarmos – com relação a tempo e dinheiro – porque é preciso administrar muitas coisas, entre elas, as famosas compras de Natal.
Para te ajudar a não esquecer nada listei algumas dicas que considero fundamental seguir à risca, nessa época do ano.
Faça uma lista das pessoas para quem você quer ou precisa dar presente.
Estipule um valor para gastar com todos os presentes.
Lembre-se das pessoas que prestam serviços para você e são atenciosas durante o ano todo como sua secretária e manicure. Um pequeno gesto vai deixá-las felizes!
Vale a pena coordenar as compras com as datas de fechamento dos cartões de crédito. Dessa forma, você vai administrar melhor os vencimentos e, claro, os pagamentos.
Divida os presentes que você quer comprar por segmentos, por exemplo, brinquedos e jóias. Determine um dia e uma loja para comprar todos os brinquedos de sua lista, assim como todas as jóias. Você vai ganhar tempo e, dependendo do valor de sua compra, ainda pode ganhar um bom desconto.
Peça para que os presentes sejam embrulhados com embalagem ou papel apropriado para você não ter que fazer essa tarefa em casa.
Não se esqueça de nomear cada presente para não correr o risco de ter que abrir os embrulhos para descobrir de quem é.
Guarde os presentes em lugares que não estejam à vista dos familiares. Deixe a emoção para o dia de Natal, afinal, todo mundo gosta de uma surpresa!
Lembre-se de comprar cerca de três presentes “curinga” e unissex para o caso surgir alguém que você não estava esperando.
Faça suas compras com antecedência. Só assim você vai evitar o caos do trânsito, o estresse alheio e a falta de opção de presentes nas lojas. Natal é tempo de alegria, não de estresse.