Em maio comemoramos o Dia da Doceira, profissional que ocupa um papel de destaque na confeitaria – e que adoça nossos corações! Mas você sabe desde quando existe essa profissão tão doce aqui no Brasil?
Estima-se que desde o século XIX, quando foi lançado o primeiro livro sobre o tema de que se tem notícia aqui no país. Doceira Brasileira – Novo guia manual para se fazerem todas as qualidades de doces foi escrito em 1856 e é uma compilação dos manuscritos de uma dama da alta sociedade imperial, membro de uma antiga família de senhores de engenho, estabelecidos no norte do estado do Rio de Janeiro.
O livro, editado pelos irmãos Eduardo e Henrique Laemmert, era apresentado como “coleção ampla de receitas, formas e métodos conhecidos até hoje de fazer doces, geleias, conservas, frutas em calda, incluindo sorvetes de baunilha, violeta e frutas do mato e usando, nos pratos, ingredientes brasileiros que passaram a acompanhar os sofisticados ingredientes europeus”. Um verdadeiro bálsamo de sabores!
E até hoje os doces produzidos no norte fluminense fazem o maior sucesso. Eu adoro! Mas para as profissionais da área não é fácil se destacar em um mercado tão concorrido. Abençoadas são as mulheres que possuem esse dom, muitas vezes passado de geração para geração!
Para ser uma doceira de mão cheia é preciso ter facilidade na cozinha, conhecer algumas técnicas e ser criativa para desenvolver e produzir novas receitas. O dia a dia dessa profissional vai além de ter facilidade com a cozinha. A doceira que trabalha em buffets precisa ter organização, disciplina, noções rigorosas de higiene e padrões de qualidade.
Quem é que não tem uma boa lembrança do seu doce preferido? Eu tenho muitas, entre elas, um delicioso doce de abóbora com coco!
Ingredientes:
1kg de abóbora de pescoço, descascada e cortada em cubos
1/2 quilo de açúcar
2 pauzinhos de canela
6 cravos-da-índia
1/2 xícara de coco ralado fresco
Modo de preparo:
Numa panela grande, coloque a abóbora, o açúcar, a canela e os cravos. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até a abóbora começar a soltar água. Abaixe o fogo e vá mexendo de vez em quando. Quando a abóbora tiver desmanchado e a calda tiver engrossado um pouco (leva de 35 a 45 minutos), junte o coco e deixe mais uns 10 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar e guarde em um pote com tampa na geladeira.
E você, vou adorar saber qual é a sua receita 🙂
Olá aqui é a Amanda Faria, e estou aqui para lhe indicar um poderoso site com centenas de dicas de Como fazer bolos decorados, receitas de massas, recheios em geral,
montagem e decoração em mais de 30 Bolos e Tortas variadas.
Acesse: https://rccursosonline.com/curso-de-confeitaria-online/
Muito obrigada, pela atenção.
Obrigada
Sou Amanda Dias, gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.