As plantas têm a incrível capacidade de harmonizar diversos ambientes. Dentro ou fora de casa, mostram-se versáteis, se adaptando a vários lugares. Sem falar que é difícil não gostar de tê-las por perto.
Agora o que pouca gente sabe é que as plantas também têm a capacidade de absorver o som. Isso mesmo! As cascas rugosas e folhas grossas e cheias de fibra delas têm um papel fundamental na absorção do ruído externo.
E dê preferência as plantas cultivadas em vaso grande, pois constituem maior estrutura e ocupam mais espaço. Estudos, feitos a partir de experiências, comprovam que um vaso grande, que contenha plantas de diferentes espécies, funciona melhor contra o ruído externo em comparação às plantas individuais.
Onde colocar
As plantas devem ser colocadas nos cantos ou nas beiradas, e não no centro. Isto fará com que o ruído externo, após o contato com a parede, seja logo refletido nas folhas.
Plantas cultivadas em paredes – conhecidas como “jardim vertical” – também é uma excelente opção, além de ser uma alternativa visualmente agradável e charmosa. Espaços pequenos e estreitos podem ser preenchidos com vasos pequenos, incluindo flores como a tulipa.
Plantas fáceis de serem cultivadas
Abaixo, listei algumas plantas fáceis de serem cultivadas em casas ou apartamentos:
Suculentas
Em geral, são plantas pequenas e que se adaptam a diversos ambientes. Ao adquiri-las, observe-as a fim de notar se precisam de água ou têm necessidade de mais luz solar.
Antúrio
Esta espécie se desenvolve em solo com pouca capacidade de drenagem, além de não exigir muita água. Ela pode ser regada apenas uma ou duas vezes por semana.
Lança-de-são-jorge
É uma planta rústica e versátil, pois se adapta a lugares com pouca luminosidade ou com luz solar direta.
Lírio-da-paz
Esta planta é cultivada em terra comum e adubada. Caso seja possível, mantenha-a próxima à janela: pegar o sol da manhã, por pelo menos uma hora, contribui para sua preservação.