A verdade é uma só: com a internet os livros digitais estão ganhando cada vez mais espaço no mercado literário, e os livros físicos acabam ficando esquecidos ou guardados dentro de armários por um bom tempo.
Mas que tal unir conhecimento com estilo? Os livros podem ser usados na decoração de ambientes como a sala de estar, quarto, escritórios, entre outros. Tudo graças a grande diversidade de modelos disponíveis, podendo ser apresentados em brochura simples, capa dura, com cores vibrantes ou em tom pastel e até mesmo com lombadas metalizadas ou títulos fluorescentes.
Outra boa notícia é que não há restrições de uso, as possibilidades são inúmeras, sendo necessário somente cuidados básicos para que o material não sofra em ambientes muito úmidos ou locais que acumulem sujeira facilmente. Eu, por exemplo, gosto bastante de organizar os livros em uma mesa de centro, um aparador ou até mesmo na estante, combinando com objetos decorativos e porta-retratos.
Para quem tem uma estante grande os livros podem ser colocados em locais variados, em meio aos outros objetos de decoração. Para um visual mais bacana, alterne os livros na vertical e horizontal.
Agora se você tem coleções com vários volumes, procure deixar todos agrupados em uma mesma prateleira ou nicho, criando uma harmonia no visual. Exemplares com cores de capa e lombada ou ainda formatos semelhantes também devem ficar próximos uns dos outros.
E mesmo se o cômodo é pequeno e não há muito espaço, acredite: os livros podem dar um charme a mais ao ambiente. A sugestão é escolher prateleiras e nichos de tamanhos reduzidos, porém que possuam espaço suficiente para acomodar os exemplares sem danificá-los.
Outro lugar são os espaços negativos criados quando a escada é implementada. Nesse caso, adicionar prateleiras variadas e acomodar livros é a melhor solução. Uma dica é optar por exemplares de cores parecidas ou com cores contrastantes, criando um visual mais rico ao ambiente.
E claro, para manter a harmonia na hora de organizar os livros, agrupe cores semelhantes e tamanhos parecidos, evitando que o visual do ambiente fique muito poluído.