Fim das férias, volta à rotina! No post de hoje vou lhes mostrar as diferentes estratégias que adoto aqui em casa para ajudar o Max a voltar para rotina escolar. Depois de um tempo acordando e indo dormir mais tarde e passando a semana entre brincadeiras, passeios e viagens não é tão simples fazer com que ele acorde com disposição para ir à escola.
É claro que o processo da readaptação que ocorre agora no meio do ano costuma ser mais simples do que o início das aulas em fevereiro, afinal, as crianças não ficaram tanto tempo longe da escola.
Abaixo listei algumas dicas que vão lhe ajudar a preparar seu filho para rever professores e colegas.
Ajuste a rotina
Como durante as férias a tendência é que os horários sejam menos rígidos e as crianças (e você) não tenham hora certa para comer e acordar, o primeiro passo é retomar, gradativamente, a rotina do período escolar. Para as crianças que estudam de manhã, e que podem ter mais dificuldade em acordar, é importante reajustar o horário que ela acostuma acordar para ir à aula aos poucos. Uma maneira de fazer isso é acordar seu filho 40 minutos depois do horário que ele se levanta normalmente. No dia seguinte, 30 minutos, depois, 20, 10, até chegar ao horário regular.
Para as crianças que estudam à tarde, vale fazer o mesmo processo, só que para ajustar a hora almoço, que normalmente acaba ficando para mais tarde durante os dias de descanso.
Boas lembranças
O principal, no entanto, é conversar muito com seu filho a respeito dessa retomada das atividades. A melhor estratégia é reavivar a memória dele, com todas as coisas bacanas que está acostumado a fazer na escola: os jogos, as brincadeiras, os colegas e até as músicas cantadas na aula.
Começando com o pé direito
Peça ajuda da criança para preparar o uniforme e os materiais escolares. O Max, por exemplo, adora organizar suas coisas como lápis e canetas, arrumar os cadernos e apostilas deixando tudo pronto para voltar às aulas com o pé direito!
E claro, a gente vai sentir saudade nos primeiros dias! Mas nosso papel é encorajá-los, ressaltando todas as coisas legais que ele vai fazer e aprender. E lembre-se: temos o final de semana inteiro para brincar com eles, em tempo integral!