Vocês sabem o quanto eu me preocupo e gosto de cuidar da minha família. Nossa casa é o nosso refúgio! É o lugar onde nos sentimos protegidas e seguras.
Mas infelizmente, às vezes, podem acontecer alguns acidentes que com simples cuidados garantimos mais segurança a todos, principalmente às crianças e idosos.
As tomadas e fios, antes de qualquer proteção contra choques, precisam estar devidamente instaladas com os espelhos e sem fios escapados. Eu procuro dificultar ao máximo o acesso do Max a tudo que envolve energia. Já as extensões precisam estar em bom estado, sem nenhum fio aparente.
Por falar em energia elétrica, a iluminação é outro ponto a ser observado. Mantenha todos os cômodos da casa com as lâmpadas para garantir a iluminação e evitar tropeços, batidas ou quedas no escuro!
Se você puder optar por móveis sob medida ou fixados para evitar que virem, melhor. Os pontiagudos trazem riscos. Para as quinas existem protetores. Já quanto ao vidro, ele está presente em vários lugares da casa, no banheiro, nas portas e nas janelas. Como são muito transparentes é comum as pessoas não perceberem quando estão fechados. O uso de tarjas discretas não compromete a decoração e evita acidentes.
Já para quem mora em casa de dois pisos e prédio as telas protetoras deveriam ser obrigatórias, mesmo para quem não têm crianças. É melhor comprometer a estética à vida. E temos as cortinas que disfarçam muito bem e embelezam as aberturas.
Dê preferência para pisos antiderrapantes nas áreas molhadas como a garagem, por exemplo. Precisamos analisar onde colocamos tapetes e o tipo deles. Eu sempre opto pelos que fixam no chão e os menos altos em lugares onde andamos muito.
Na hora de cozinhar mantenha as panelas com cabos sempre para o lado interno do fogão. Objetos cortantes, produtos de limpeza e remédios devem ser colocados em armários aéreos.
Nós sabemos muito bem discernir o que causa perigo em nossa casa. Vamos ficar atentas e garantir que nosso lar seja realmente um recanto seguro!