Nessa época do ano, é comum que as famílias se programam para ir à praia aproveitar o sol e o calor, curtir o mar e relaxar com os filhos.
Mas é exatamente nesses momentos que nós – pais – precisamos tomar alguns cuidados extras para preservar a saúde de nossos filhos. Por ser um ambiente exposto, é preciso prevenir queimaduras de sol, evitar desidratação e até mesmo ter um cuidado redobrado quando elas estão brincando na água, por causa do risco de afogamento.
Pulseirinha de identificação
Fim de ano, praia cheia, muitas coisas para cuidar, as crianças não param um segundo. Essa fórmula super comum geralmente dá um resultado: a criança se perde e você nem percebe! Para evitar o desespero dessa situação, uma dica é colocar pulseirinhas de identificação nas crianças. Elas podem ser adquiridas junto ao Corpo de Bombeiros, e nelas você deve anotar seu nome, telefone e outros dados importantes.
Protetor solar
Se o produto já é imprescindível para pessoas adultas, imagine para crianças! O protetor solar, de preferência com o fator de proteção alto, deve ser utilizado pelas crianças e repassado pelo menos de 3 em 3 horas.
Alimentos saudáveis
Para os pequenos, procure evitar alimentos industrializados ou com poucas vitaminas. Além disso, é bom ficar esperta com as famosas “comidas de praia”: pastel, milho e frituras. Verifique se estão bem conservados e se são feitos na hora, e quando possível, procure estabelecimentos aprovados pela vigilância sanitária. É sempre bom evitar uma infecção alimentar, né?
Sol no horário certo
Para as crianças pequenas, que tem a pele mais sensível, o ideal é fugir dos horários em que o sol oferece mais riscos para a pele, ou seja, das 10h00 às 16h00. E fique esperta: essa recomendação não é só para as crianças! Adultos também devem preferir curtir a praia em outros horários. Além disso, invista sempre no guarda-sol!
Hidratação
Crianças suam bastante, já que geralmente estão sempre praticando atividades físicas. Por isso, é importante repor todos os líquidos perdidos pelos pequenos. Prefira água e sucos naturais ao invés de refrigerantes e produtos industrializados com muito açúcar, como os sucos de caixinha.
Cuidado com a areia
As crianças mais novas têm o costume de levar à boca tudo o que conseguem pegar ou tocar. É bom ficar atenta ao colocar os pequenos na areia, já que ela pode conter vários microorganismos e sujeiras. Para evitar esse problema, é só ficar de olho nos pequenos, ou você pode apostar em uma piscininha, para que elas não fiquem em contato direto com a areia.