A origem do nome é desconhecida, tem várias versões, nenhuma muito confiável. O que se sabe é que o Croque Madame trata-se de uma adaptação de um lanche inglês, chamado Welsh Rarebit. A diferença entre eles é que na versão francesa o lanche leva presunto.
E o que é um Croque Madame? Nada mais que um Croque Monsieur com um ovo frito em cima. O sanduíche pode ser encontrado no menu de qualquer respeitável café parisiense. E com o tempo, ganhou várias adaptações e hoje podemos encontrar versões ousadas e deliciosas. Eu tenho a minha!
Ingredientes:
Molho Bechamel
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de farinha de trigo
500 ml de leite
100 gramas de queijo gruyere ralado
100 gramas de queijo parmesão ralado
Sal e noz moscada a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, derreta a manteiga. Adicione a farinha de trigo e cozinhe uns minutos, até se formar uma pasta (roux). Com a ajuda de um batedor de arame , adicione – aos poucos – o leite quente. Mexa sempre sem parar para não empelotar. Deixe cozinhar por uns 4 a 5 minutos.
Em seguida, acrescente os queijos e misture até derreter e o creme ficar homogêneo. Tempere com sal e noz moscada.
Retire do fogo e cubra com plastico filme. Reserve.
Ingredientes:
Sanduíche
4 fatias de pão brioche e fatias de de 1,5 cm
100 gramas de presunto royale fatiado fino
100 gramas de queijo gruyere
Mostarda de Dijon
Parmesão ralado para polvilhar
2 ovos
Modo de preparo:
Toste levemente as fatias de pão. Passe a mostarda de Dijon nas fatias.Faca dois sanduíches e recheie com o presunto e queijo gruyere.Coloque numa assadeira. Cubra com molho béchamel. E leve ao forno pré-aquecido 180C) até dourar.
Depois, frite os ovos ou cozinhe-os pochê. Retire do forno os sanduíches.Transfira-os para os pratos e coloque por cima,um ovo. Sirva imediatamente acompanhado de salada.