Precisa pintar o quarto do filho ou filha? E agora? Qual cor escolher? Quem já não se pegou nessa dúvida, seja antes deles nascerem ou quando mudamos de casa ou optamos por uma reforma, e até mesmo quando já estão crescidinhos como é o caso do MAX.
Muitas de vocês diriam: é simples. Para os meninos escolhemos azul e para as meninas rosa, certo? Errado! Isso não existe mais! Primeiro que entre o azul e o rosa há um universo de cores. Segundo: rosa já foi cor de menino no início do século 20 e azul de menina. Portanto, a afinidade com uma cor não determina personalidade ou sexualidade de ninguém.
Eu tenho a opinião de que devemos sim, antes de colocar um tom na parede no quarto dos nossos pequenos, analisar os efeitos que as cores têm em nossas vidas. Por meio da cromoterapia podemos obter estímulos positivos ou negativos. Isso porque as cores são ondas eletromagnéticas que nos influenciam e estimulam diferentes sensações.
O quarto é lugar de dormir e este ambiente precisa garantir a reposição de energias e o crescimento saudável das nossas crianças. Nesse caso a cor pode contribuir para que eles tenham uma noite de sono reparadora. Para isso é imprescindível que optemos sempre por tons suaves e pastéis. Jamais cores escuras, que segundo especialistas sobrecarregam o sistema neurológico da criança prejudicando o sono, o descanso e consequentemente o seu desenvolvimento.
Eu gosto muito das cores neutras como o bege, branco e cinza, tons que ampliam espaços pequenos, além de proporcionar equilíbrio. Se o objetivo é criar um ambiente tranquilo, o azul, o verde e o violeta são excelentes opções. O azul tem a capacidade de inspirar e relaxar. O verde é refrescante e o violeta reflete dignidade e nobreza. Para despertar o intelecto e estimular a criatividade podemos usar o amarelo. São muitas opções e diferentes tonalidades!
Já imaginou o quarto do seu filho com algumas dessas cores? Depois é só caprichar na mobília e na decoração. Se eles já forem maiores é importante deixar que sugiram o tema, sem perder o propósito principal que é garantir um ótimo descanso a eles.