Os alimentos derivados do coco, como o óleo, o leite e o açúcar já fazem muito sucesso aqui em casa, graças aos seus inúmeros benefícios. Agora, o produto da vez é a farinha de coco!
Você sabia que a farinha de coco ajuda a diminuir os níveis de colesterol, acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer? E o melhor: pode ser usada de diversas maneiras.
É possível, por exemplo, usa-la na substituição de parte das farinhas à base de glúten em receitas saudáveis, como pães e bolos integrais; na hora de fazer frango ou peixe empanados. Você pode também colocar uma colher de farinha de coco sobre a granola, ou adicioná-la ao preparo do omelete. A mesma dica vale para o iogurte, que fica delicioso com uma colher de farinha de coco e uvas passas.
Benefícios
Como é feita exatamente com a parte mais nutritiva da fruta, a farinha preserva todos os benefícios do coco, uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. Somente 1 colher por dia já é suficiente para obter essas vantagens.
Combate a prisão de ventre
Com quase 3 gramas de fibra por colher, uma única porção (duas colheres) já é suficiente para fornecer quase ¼ das nossas necessidades diárias do nutriente. Ou seja, consumir farinha de coco algumas vezes por semana pode te ajudar a manter o funcionamento do intestino.
Protege o coração
Ao acrescentar uma colher de farinha de coco ao cardápio, ela irá colaborar para afastar os riscos de doenças do coração.
Ajuda na perda de peso
A farinha de coco aumenta a saciedade e acelera o metabolismo, queimando a gordura estocada no corpo,o que ajuda na perda de peso.
Não contém glúten
A farinha de coco não contém glúten, sendo indicada para pessoas que têm intolerância ao glúten ou doença celíaca.
Ajuda no controle do diabetes
A farinha de coco possui um índice glicêmico (IG) menor que aquele das farinhas à base de cereais (farinha de trigo, aveia, arroz, centeio), o que garante ao organismo uma liberação mais lenta do açúcar na corrente sanguínea. Essa propriedade da farinha de coco a torna uma boa opção para quem sofre com diabetes e precisa monitorar constantemente os níveis de glicose no sangue.