O avanço do novo coronavírus obrigou as escolas da rede pública e privada a suspenderem as aulas em praticamente todo o Brasil e por tempo indeterminado. Mas é importante lembrar que esse período de isolamento social está longe de ser férias e exige responsabilidade e organização de todos nós!
Uma sugestão é que todos da casa acordem no horário de costume. E o ideal é que as crianças estudem no mesmo período que iam à escola. Também é importante garantir um ambiente organizado e propício para o aprendizado.
Outra dica bacana é montar um cronograma organizando os horários de estudo e as entregas de trabalhos e avaliações. Para tornar o ensino a distância mais atrativo, a internet oferece conteúdos dinâmicos e variados que complementam os estudos e ampliam. Mas vamos ficar atentas e acompanhar a navegação.
Outro ponto importante que tenho feito em casa é orientar o Max sobre o que é o coronavírus para evitar ansiedade. Eu sempre tiro um tempinho para falar com ele, com linguagem clara e objetiva, sobre a doença. O uso de recursos lúdicos e o cuidado para explicar a relação criança-vírus é imprescindível para que eles compreendam a importância da higiene pessoal e o cuidado com os avós.
E claro, o dia não pode ser apenas de estudo. Separe um tempo para que as crianças tenham momentos de lazer com atividades lúdicas, como momentos de cuidado com o corpo, a casa e até o jardim podem ser muito educativas e divertidas durante o isolamento.