Cada vez mais, o vidro é utilizado em diversas partes das casas, tanto para tornar apartamentos mais modernos quanto para delimitar áreas como os boxes dos banheiros e as varandas. Infelizmente, não existe nenhuma mágica para mantê-los sempre limpos. O segredo da limpeza sem manchas está, na verdade, no modo como se faz a limpeza e no uso de produtos corretos, na quantidade adequada.
Separei algumas dicas para ajudar você a manter os vidros e espelhos sempre transparentes:
O limpa-vidros, encontrado facilmente em supermercados, é apropriado somente para a limpeza de vidros e espelhos que não estão localizados em cômodos que acumulam sujeira gordurosa. Nesses casos, o ideal é usar um desengordurante neutro e líquido, antes da aplicação do limpa-vidros.
Para fazer a limpeza de superfícies envidraçadas use esponjas macias e panos de algodão, que não soltem fiapos. Os rodos com dupla face (esponja para lavagem e tecido de flanela ou algodão para secagem) são práticos para a limpeza de grandes áreas que estejam fora do alcance das mãos de quem está fazendo a faxina.
Para evitar riscos e manchas, nunca utilize produtos de limpeza a base de solventes, saponáceos e panos ou esponjas de material áspero. Outra sugestão que ajuda a não deixar marcas é passar o pano ou esponja em uma única direção.
Para limpar mesas de vidro após uma refeição, molhe uma esponja macia em água morna, coloque cerca de quatro gotas de detergente e esfregue o tampo. Depois, com pano molhado, remova o sabão e com pano seco, enxugue. Finalize com papel toalha e um pouco de álcool.
Receita de limpador de vidros caseiro
– 1/2 copo de álcool
– 1/4 de colher (chá) de detergente
– 2 colheres (sopa) de amônia (ou 3 colheres de sopa de vinagre ou suco de limão)
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma garrafa pequena com borrifador. Complete com água e misture bem.