Na hora de fazer aquele churrasquinho no fim de semana, a última coisa que o dono da casa pensa é no trabalho de limpar tudo depois.
Com a chegada do final de ano, as confraternizações entre amigos e familiares se tornam mais recorrentes. E vamos ser sinceras, o churrasco é uma das principais comidas brasileiras, consumida em todos os cantos do país. O problema é limpar a churrasqueira depois, não é mesmo?
Para facilitar o seu trabalho, vou listar algumas dicas que vão ajudar a manter o espaço sempre limpo e organizado.
Certifique-se sempre que a churrasqueira está apagada, seja ela a carvão, a gás ou elétrica.
Aproveite enquanto a churrasqueira ainda está morna para remover o grosso da sujeira. Mas cuidado para não se queimar!
Comece a limpeza pela grelha! O indicado é aplicar um produto de limpeza desengordurante de boa qualidade.
Depois é necessário higienizar os outros componentes da churrasqueira como o exterior do equipamento. Comece colocando os talheres e utensílios de menor dimensão de molho em um balde de água com detergente logo após a utilização. Dessa forma, evita que os resíduos de comida sequem.
Tente retirar todos os restos de alimentos e possíveis resíduos que estão “soltos” na churrasqueira. Dá para fazer isso com uma espátula ou com uma escova de cerdas mais firmes ou com pedra-pomes.
A técnica do pão velho pode ser usada para limpar a bandeja da churrasqueira, no caso dos modelos que são elétricos, ou as paredes da churrasqueira. Para isso, corte um pão velho ao meio e passe em toda a superfície para remover o excesso de sujeira.
Finalize a limpeza da churrasqueira recorrendo a uma esponja embebida em água. Se houver alguma mancha mais resistente, aplique um desengordurante de boa qualidade.