Quem nunca teve um calçado de camurça? Seja um sapato, um tênis ou uma bota. Não da para negar que eles são lindos e estilosos. Mas apesar de garantir elegância ao visual, limpar os calçados de camurça não é uma tarefa fácil.
Para evitar que seu sapato preferido acabe cheio de manchas, confira abaixo algumas dicas que vão ajudar a proteger e aumentar a durabilidade deles.
Não use água corrente
Um erro muito comum de quem tem sapato de camurça é fazer a limpeza em água corrente. Em vez de remover as sujeirinhas do calçado, você acaba piorando a situação.
Use uma escova específica
Tenha uma escova específica para sapatos de camurça em sua casa! Com cerdas bem espaçadas de espessura média, ela ajuda a remover os resíduos de sujeira mais destacados – como lama, por exemplo – sem danificar o sapato.
Mas, atenção: para deixar seu calçado de camurça com cara de novo, tenha o cuidado de passar a escovinha seguindo a direção dos fios do tecido. Caso contrário, ele vai começar a ficar com uma aparência envelhecida e pode até começar a desfiar.
Borracha e esponja de aço
Caso o seu sapato tenha cor clara, por exemplo, a dica é apagar a área manchada com uma borracha (isso mesmo!). Outro truque, independentemente do tom do calçado, é contar com a ajuda de uma esponja de aço, seguindo a mesma dica de esfregar no sentido do tecido para evitar desgaste e que ele fique desfiado.
Lixa de unha
A lixa de unha consegue retirar manchas e pontos de sujeiras mais grossas sem danificar a camurça como esponjas e buchas geralmente fazem. Depois de “lixar” a área manchada, passe um pano úmido para retirar o excesso de pó do sapato e coloque para secar em local seco e bem arejado.
E para que seu sapato esteja sempre pronto para ser usado tome alguns cuidados na hora de guardá-lo. Prefira ambientes bem arejados e completamente secos, evitando espaços úmidos demais. A presença de água pode criar manchas e até deixar um pé mais escuro ou mais claro que o outro.