O calor chegou com tudo, não é mesmo? E com ele também o aumento na conta de luz. Por isso, precisamos ficar atentos aos nossos hábitos de consumo principalmente nessa época do ano. Com medidas simples é possível economizar energia no verão sem interferir no nosso conforto.
Separei algumas dicas básicas e sustentáveis que encontrei e que são super úteis para evitar o desperdício de energia. Confira!
Chuveiro elétrico
O chuveiro elétrico não precisa ser utilizado com a mesma frequência com a qual ele é exigido nos dias mais frios do ano. Nesta época é possível desligar o aquecimento e, ainda assim, garantir uma ducha em temperatura ambiente.
Agora, caso você queira um banho mais quente que tal desligar o chuveiro enquanto se ensaboa? Uma boa sugestão também é estabelecer um limite de tempo para os banhos. As crianças vão entrar na brincadeira!
Iluminação
Durante o dia, desligue as luzes e abra as janelas e cortinas. Além de trazer benefícios para a saúde, a luz natural contribui com a iluminação, dispensando o uso de lâmpadas.
E por falar em lâmpadas, você sabia que as incandescentes são as que mais consomem energia elétrica? As fluorescentes podem ser uma opção viável para substituí-las, mas as lâmpadas de LED, além de durarem por anos, são ainda mais econômicas!
Se puder, dê preferência para cores mais claras na decoração da sua casa. Assim, elas ajudam a espalhar a luz por todo o ambiente.
Ar-condicionado
Lembre-se de manter portas e janelas fechadas ao utilizar o ar-condicionado. Isso mantém a temperatura do cômodo baixa e evita que o ar frio escape. Dê preferência para os modelos com tecnologia inverter.
Outra boa dica é deixar uma porta aberta entre dois cômodos e fechar as outras. Assim, o ar frio é distribuído de maneira eficiente.
Se você não tiver ar-condicionado em casa, procure por modelos de ventiladores de mesa ou de parede, se sua preocupação principal for a redução na conta de luz. Isso porque os modelos de teto consomem muito mais energia.
Geladeira
Nunca deixe a geladeira próxima ao fogão, pois enquanto ele estiver em uso, a geladeira irá consumir mais energia para manter os alimentos conservados. Certifique-se também de que a vedação das portas está em dia, para evitar que o ar frio escape. E, por fim, evite o abre e fecha constante da geladeira.
TV e computador
Aparelhos eletrônicos em stand-by também consomem energia, você sabia? Por isso procure remover os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso. Essa simples mudança já pode ser o suficiente para reduzir em até 10% o consumo de energia elétrica na sua residência.
E você, tem alguma dica para evitar os gastos excessivos de energia? Compartilhe aqui no blog!