Seja na Páscoa ou em qualquer época do ano, um dos maiores pesadelos na hora de preparar um prato com bacalhau – em casa – é o dessalgue da carne do peixe.
Independente da receita escolhida, o processo de retirada do sal é fundamental para que o pescado fique saboroso. Por isso, separei algumas dicas que vão lhe ajudar a dessalgar o bacalhau de maneira rápida e sem muito esforço.
Dessalga tradicional – com água
Com o bacalhau já sem a pele e cortado em postas, lave em água corrente para tirar o excesso de sal, principalmente na parte onde há espinhas, que é o local com maior concentração de sal.
Em seguida, coloque as postas em uma vasilha com água gelada. É importante que a água esteja bem gelada, pois isso acelera o processo de dessalga.
Leve para a geladeira por 12 horas. Após esse período, retire o bacalhau e lave novamente. Em seguida, coloque-o novamente em uma outra vasilha com água gelada e leve à geladeira por mais 2 horas.
Repita esse processo 3 vezes, retirando e lavando o bacalhau a cada 2 horas.
Outras formas de dessalga
Coloque farinha de mandioca – ou 2 colheres de sopa de açúcar -na água em que o bacalhau estiver de molho. Ambos os ingredientes vão ajudar o sal a se soltar de forma mais rápida e fácil.
E mesmo depois de fazer o processo de dessalga, se o bacalhau ainda estiver com muito sal, coloque-o em uma panela, cubra com leite e deixe ferver por 30 minutos, experimente e se necessário repita o processo.
Agora, se você quiser deixar o bacalhau mais gostoso e úmido, após a dessalga, deixe-o de molho no leite. Você vai ver como a carne vai ficar úmida e gostosa.