Esqueceu de tirar a carne para o almoço? O frango não descongelou a tempo para o jantar? E agora, o que fazer? Calma, na hora de descongelar os alimentos é preciso ter cuidado para não se desesperar com o tempo e acabar prejudicando o sabor e a qualidade da sua proteína.
No post de hoje, vou ensinar algumas maneiras de descongelar, com segurança, carne (seja bovina, suína, peixe ou ave).
Micro-ondas
Quando se trata de descongelar carne rápido, o micro-ondas é uma ótima opção. Mas, para isso, é importante acertar a potência e o tempo de aquecimento – caso a carne esquente muito, por exemplo, ela já começa a cozinhar, o que não é o ideal.
Para que você não erre nesse tipo de situação, comece retirando a carne da embalagem plástica. Em seguida, transfira para um recipiente fundo (de vidro ou cerâmica, preferencialmente). Assim, é possível conservar a água e o sangue que soltam durante o aquecimento.
Para apenas descongelar a carne (e não cozinhar), é necessário ajustar a potência para 30% ou 50%. Caso sejam 500 gramas de carne moída, selecione 3 minutos. Passado um minuto e meio, abra o micro-ondas, vire a carne de cabeça para baixo (para degelar o outro lado) e deixe por mais um minuto e meio. No final do processo, toque a carne com o dedo indicador para garantir que ela está macia. Caso ela ainda não esteja 100% descongelada, deixe-a por mais 45 segundos e repita o processo até que o degelo termine.
Vale lembrar que alguns micro-ondas já vem com a função “descongelar”. Nesse caso, em vez de seguir as dicas acima, basta seguir as instruções de uso do equipamento. Aqui, talvez seja possível selecionar o tipo de alimento (geralmente carne, frango/peixe ou feijão). Comece por essa etapa e, então, digite a quantidade em gramas da carne que será descongelada. Na metade do tempo, abra a porta do micro-ondas e vire o alimento do avesso. Depois, é só deixar o processo terminar e prontinho!
Água fria
Descongelar na água fria também é um dos métodos mais conhecidos e mais utilizados para quem quer fazer alguma receita de forma um pouco mais rápida.
Essa técnica funciona melhor para cortes menores como: bife, carne moída, lombos pequenos etc. Neste caso, lembre-se de retirar a carne da embalagem e colocá-la em um saco impermeável que seja selado para evitar que água entra em contato com a proteína.
Outro ponto interessante a se considerar é que você precisa trocar água pelo menos a cerca de 30 minutos para que o ambiente fica propício para se descongelar.
Este método, dependendo do tamanho do corte pode demorar um pouco mais que 1 hora para descongelar totalmente, mas ele já acelera o processo quando comparado ao descongelamento na geladeira.
Direto na panela
Dependendo do tipo de carne, você pode descongelar direto na panela, ou seja, você não precisa fazer alguns dos métodos anteriores.
Sabia que é seguro cozinhar carne congelada, visto que ela vai passar de um ambiente quase que estéreo para outro também esterilizado. No entanto, a grande questão aqui se dá pelo tempo. O ideal para se cozinhar uma carne congelada vai ser 2 vezes maior que dê uma carne descongelada.