No mês das festas juninas, eles não podem faltar no cardápio! E pode até parecer brincadeira, mas cozinhar milho verde com perfeição tem seus segredinhos.
O primeiro passo é acertar na escolha das espigas. O ideal são as com grãos de tamanho uniformes, macios e mais clarinhos. A casca que vem com a espiga deve ser verde e fresca e não com aparência de “palha seca”.
Abaixo separei algumas dicas de como cozinhar o milho, seja em panela de pressão ou comum.
Na panela de pressão
Para quem quer cozinhar o milho verde em poucos minutos, a dica é recorrer à panela de pressão.
Em seguida, lave as espigas na água corrente e retire bem a palha e os cabelinhos com as mãos (use uma escova, se julgar necessário). Depois, despeje os milhos na panela de pressão e preencha com água.
Não é necessário que a água cubra todas as espigas – certifique-se de que ao menos metade dos milhos estejam submersos, enquanto o resto fica parcialmente dentro d’água.
Para deixar os grãos mais macios, outra dica interessante é colocar 1 colher de chá rasa de açúcar antes de levar para cozinhar. Tampe a panela de pressão, deixe no fogo médio e, quando começar a chiar, diminua um pouco o fogo e marque 10 minutos. Passado esse tempo, deixe a pressão sair naturalmente (para que o milho fique mais um pouco na água quente) e, então, abra a panela cuidadosamente. Prontinho! O milho estará bem macio e pronto para ser temperado.
Na panela comum
Quando se trata de cozinhar o milho na panela comum, é necessário ter mais paciência, pois o tempo de preparo tende a ser mais longo.
Após lavar e limpar as espigas, encha uma panela com água e adicione 1 colher de chá de açúcar (que deixará os grãos mais macios). Quando a água começar a ferver, coloque os milhos dentro da panela e tampe-a parcialmente.
É importante que todas as espigas fiquem submersas, pois não serão submetidas à pressão durante o cozimento. Marque 30 ou 35 minutos e, então, transfira as espigas para o escorredor. Prontinho! O milho já está pronto para ser temperado com sal, pimenta, manteiga e ervas de sua preferência.
Tempero
O mais indicado é temperar o milho apenas após o cozimento – de preferência, enquanto ele ainda estiver quente. Uma boa dica, inclusive, é passar um pouco de manteiga com ervas para que ela derreta e seja bem absorvida pelos grãos. Adicione também sal, pimenta e até salsinha.
Vale destacar, ainda, que as espigas devem ser cozidas apenas com um pouco de açúcar. Caso você utilize sal, a tendência é que os grãos desidratem e fiquem duros durante o cozimento – por isso, é muito importante acrescentar os temperos apenas no final, ok? Outra sugestão interessante é raspar os grãos já cozidos e temperados