A beterraba é um alimento com sabor adocicado e terroso, com várias utilizações, podendo ser consumida crua, grelhada, cozida, assada ou em forma de sucos.
Quando em condição natural, a beterraba se conserva por até uma semana, se mantida em local fresco e sombreado. Mas nem sempre é fácil aprender como cozinhar a beterraba e deixá-la macia, na textura correta e sem perder o sabor adocicado.
No post de hoje, vou lhe dar dicas valiosas para facilitar o preparo desse alimento.
Panela de pressão
Antes de qualquer coisa, lave bem a beterraba para remover impurezas da casca e corte o talo. Você pode cozinhar a beterraba inteira ou em rodelas, com ou sem casca, da maneira que você preferir.
Na sequência, leve o tubérculo à panela de pressão com água e deixe cozinhar por aproximadamente 35 minutos. É importante adicionar água suficiente para cobri-la por completo e garantir o cozimento de todo o alimento.
Assim que a ela pegar pressão, conte entre 30 e 40 minutos e retire-a do fogo. Caso tenha optado por cozinhar o tubérculo já fatiado, deixe-o cozinhar de 15 a 20 minutos apenas.
Para checar se a beterraba está bem cozida, perfure-a levemente com o auxílio de um garfo ou uma faca. O ideal é que ela esteja bem macia e pouco rígida. Se ainda estiver durinha, você pode finalizar o cozimento sem a panela de pressão.
Microoondas
Depois de lavar bem e cortar os talos, faça pequenos furos na casca para facilitar o cozimento. Podem ser pequenas batidinhas com uma faca ou alguns furinhos com o garfo.
Em seguida, transfira o legume para um saco de cozimento para micro-ondas ou para um recipiente de vidro que possa ser coberto com um prato de boca para baixo.
Leve a tigela coberta ao micro-ondas por 5 minutos. Após o fim do tempo, vire-o de cabeça para baixo para que o cozimento esteja completo. Volte ao micro-ondas e deixe o tubérculo por mais 3 minutos. Caso tenha fatiado a beterraba, lembre-se de contar apenas metade do tempo!