Hoje, dia 8 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Uma data que merece reflexão e a nossa conscientização sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que organizações ao redor do planeta se reúnam em prol da prevenção dos vários tipos de câncer, além de dar força aos pacientes que lutam contra esta doença.
O câncer pode ter as mais variadas causas. Desde motivos externos, como o ambiente em que vivemos ou hábitos que adquirimos ao longo da vida (cerca de 10% dos casos), até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas (90% dos casos). Por isso é tão importante estar atento aos sinais do nosso corpo e realizar exames de saúde geral com frequência para prevenção.
Você sabia que aqui no Brasil o câncer de pele é o que mais afeta os brasileiros? Segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, ele vem seguido do câncer de próstata, entre os homens, e o de mama, entre as mulheres. E é pensando nesses dados que eu procuro fazer meus exames ginecológicos de rotina anualmente. Se o diagnóstico for precoce, maiores serão as chances de erradicar a doença.
Além dos exames de rotina, é importante que tenhamos alguns cuidados básicos em nossa vida para reduzir a probabilidade de desenvolver a doença no futuro. Parar de fumar, praticar exercícios físicos, investir em uma alimentação saudável, controlar o peso, evitar à exposição excessiva ao sol e à poluição ambiental são alguns deles. Aqui em casa procuramos ter bons hábitos de saúde e de vida em busca de uma longevidade saudável. Acredito que esse é o principal compromisso que devemos ter com a nossa vida!
Não deixe de fazer seu check-up anual. Quem se ama, se cuida!