Você já deve estar cansada de ouvir que cães e gatos são inimigos? Mas quem tem esses dois pets em casa sabe que não passa de lenda. A amizade entre eles é possível e saudável.
Eu, como vocês sabem, adoro animais e sou uma entusiasta das adoções. Então, se você pretende adotar um deles – ou os dois – dê uma olhada nas dicas que separei. Elas vão ajudá-los a tornar seus bichinhos em grandes parceiros de bagunça. Só não vale reclamar depois!
Promova a socialização
Logo que um novo pet chegar na casa, procure respeitar o espaço de cada um. O cão considera muito seu alimento, então deixe o cantinho de comida e necessidades fisiológicas reservado para ele. Já os gatos precisam da sua caixa de areia no seu espaço.
Castração
Os gatos tendem a ficar mais caseiros e recolhidos e podem ser cadastrados a partir dos 6 meses. Já os cães, devem ser castrados depois que completarem um ano ou depois do primeiro cio da fêmea.
A castração também favorece o adestramento e educação do animal canino em casa, como fazer xixi no lugar correto, evitando que os machos fiquem extremamente agitados na rua.
Evite o ciúme
Lembre-se de dar carinho e atenção na mesma intensidade para os dois. Se preferir você pode oferecer recompensas em forma de petiscos ou brinquedos quando o animal estiver comportado ao lado do novo companheiro.
Antes de adotar um novo bichinho, procure conversar com amigos e familiares que convivem com cães e gatos para entender a experiência de cada um. Isso pode ajudar a tornar a convivência bem mais feliz!
Você tem alguma dica que quer compartilhar? Poste nos comentários 🙂