Quando pensamos em bons modos, logo vem à mente como os adultos devem se comportar à mesa em uma recepção, mas a verdade é que educação se aprende de pequeno, não é mesmo? Procuro criar o Max da maneira mais simples possível, sempre na base do diálogo, mas confesso que nem sempre consigo colocar em prática da maneira como gostaria..
Sempre que posso acompanho o trabalho da Claudia Matarazzo, jornalista e especialista em etiqueta e comportamento, e por isso separei algumas dicas de etiqueta da Claudia que podemos aplicar com os pequenos. Vamos lá?
Comida com as mãos
Desde cedo temos que ensinar que nenhum tipo de comida deve ser pego com as mãos. Se não aprende pequeno, não se aprende nunca mais!
Talheres
Quando a criança já tem coordenação motora suficiente para espetar, está na hora de se despedir da colher. É também um ótimo treino de equilíbrio: espetar e levar à boca sem derrubar. A faca pode e deve ser usada para ajudar a empurrar a comida para o garfo. Terminou? Coloque os talheres juntinhos, como namorados.
Copo
É importante pegar com duas mãos e nunca encher demais (essa segunda informação é para os pais, ok?)
Guardanapo de pano
Sempre no colo. No início pode escorregar, mas, com o tempo, os pequenos vão aprender.
Salada
Nada de cortar a salada. É treino, treino e treino. Mostre para seu filho como dobrar as folhas e fazer um pacotinho.
Macarrão
Ensine a enrolar no garfo. A prática leva a perfeição. No começo pode parecer difícil, mas com o tempo, as crianças pegam o jeito.
O que não pode se fazer à mesa
Falar de boca cheia
Brincar com os talheres
Interromper os adultos quando estão falando
Levantar sem pedir licença
Colocar o cotovelo na mesa
Mastigar de boca aberta
Jogar tablet ou smartphone
Procure ensinar aos poucos, com paciência e sem pressão. Criança educada, além de ser mais segura, encanta os pais e todos aqueles com quem convive!