Nunca fui muito fã dos exercícios físicos, até que conheci o Pilates. Comecei a praticá-lo há pouco tempo e confesso que me encontrei (e me apaixonei). Além de movimentar o corpo, me sinto bem mais relaxada!
Para quem não conhece, o Pilates pode ser considerado um dos melhores exercícios para quem deseja aperfeiçoar a musculatura corporal, evitar doenças cardiovasculares, eliminar o estresse, emagrecer, corrigir a postura, aumentar a flexibilidade, estimular a coordenação motora, prevenir fraturas ocasionadas pela osteoporose, melhorar concentração e amenizar dores.
Se você ainda não é adepta dessa modalidade, mas quer conhecer os benefícios do Pilates, listei uma série de vantagens. Confira:
Aumenta a resistência física
Os exercícios de Pilates trabalham vários músculos do corpo ao mesmo tempo, desde músculos que você nunca trabalhou até aqueles que estamos acostumados a fortalecer nas atividades do dia a dia, além de tonificar a musculatura.
Favorece a respiração e a concentração
O Pilates trabalha a musculatura respiratória, fazendo com que seus praticantes tenham melhor controle sobre a inspiração e expiração. A prática do Pilates também melhora a circulação sanguínea, já que os movimentos criam uma irrigação de sangue balanceado e equilibrado por todo o corpo ao praticar as diversas posições.
Corrige a postura
O Pilates promove uma série de exercícios de alongamento axial. Com a coluna alinhada e alongada durante toda a sessão, o praticante adquire maior força nos músculos que sustentam a coluna lombar.
É indicado para qualquer idade
O Pilates pode ser praticado por crianças, adultos e idosos. O instrutor deve estar atento principalmente às pessoas com problemas na coluna cervical, pois os exercícios sobrecarregam um pouco esta região. Porém, há maneiras de isolar esses movimentos realizando outros.
Mas atenção: é importante consultar seu médico antes de iniciar a prática do Pilates, assim como qualquer outra atividade física. Mexa-se e se sinta mais feliz!