O arroz de pato tem suas raízes na cidade de Braga, que fica ao norte de Portugal. Nos seus primórdios era feita com marreco; somente quando a receita foi trazida ao Brasil é que os portugueses passaram a prepará-la com o pato.
Sua execução requer muito cuidado e carinho, pois é fácil fazer com que tanto a carne do pato quanto o arroz fiquem secos. Mas a verdade é que o arroz de pato é um daqueles pratos que você prepara para receber a família, pois rende bastante e, geralmente, todo mundo gosta! Vamos a receita:
Ingredientes:
1 pato de 2 kg
120 ml de vinho branco seco
2 cebolas (sendo 1 picada e outra inteira sem casca)
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de azeite para refogar
70 gramas de bacon inteiro
1 chouriço médio
1 linguiça portuguesa
500 gramas de arroz lavado
Pimenta branca em pó, sal, tomilho e louro a gosto
1 cenoura descascada
1 galho de salsão
Modo de preparo:
Lave bem o pato com limão. Coloque-o em uma panela (de pressão, de preferência), cubra com água. Em seguida, coloque sal, louro, uma cenoura, um pedaço de salsão, tomate, uma cebola inteira, tomilho e deixe cozinhar.
Abra a panela e veja se a carne já está em ponto de desfiar. Retire a pele, desosse e reserve a carne e a água do cozimento.
Em outra panela, refogue o bacon, a cebola picada e o alho. Quando estiver dourado, acrescente a carne do pato e deixe refogar.
Adicione a linguiça, o chouriço, o arroz e refogue um bocadinho. Na sequência, coloque o vinho, a água em que foi cozido o pato, previamente medida, e deixe o arroz cozinhar.
Sirva quando o arroz estiver cozido.