Você sabia que o Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam comida no mundo. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) são 40 mil toneladas de alimentos jogadas fora por dia. Quantidade suficiente para nutrir cerca de 19 milhões de pessoas diariamente.
A verdade é que nem todo mundo sabe, mas uma grande parte dos alimentos desperdiçados poderiam ser reaproveitados em cardápios para lá de saborosos. Prato que salva a gente na hora do jantar no meio da semana (macarrão à cavalo), garante um café da manhã diferente (rabanada) e até um petisco de fim de semana.
Sem falar que ao reaproveitar os alimentos você pode economizar até 20% do seu orçamento mensal.
Vamos lá:
Tomate:Sabe as pontas do tomate que você tira e joga fora? Se batidas com um pouco de água e extrato de tomate você tem um belo molho. Para isso você precisa higienizar bem o tomate antes de cortar, retirar as pontas, guardar em um saquinho e congelar. Para utilizar não é necessário descongelar, somente bater no liquidificador;
Arroz:As sobras de arroz podem virar um bolinho, lasanha de arroz, arroz de forno ou risoto;
Feijão:Sobrou feijão? Que tal fazer um delicioso Tutu? Outras opções são: Feijão Tropeiro e Sopa de Feijão;
Frango:Pode ser desfiado e reutilizado em tortas, pizzas, risoto;
Leite:O leite talhado pode render um delicioso doce de leite;
Pão duro:Você pode batê-lo no liquidificador e preparar uma farinha de rosca. Torradas e Bolinhos de Carne feitos com pão também ficam deliciosos!
Carne e Ovos:Uma farofa fresquinha pode ser preparada com as sobras de carnes e ovos;
Cascas: As cascas de melão, melancia, abacaxi, jabuticaba, banana e laranja podem virar uma deliciosa geleia;
Sementes:As sementes das frutas e legumes também podem ser reaproveitadas. Ao triturá-las no liquidificador e misturá-las com linhaça é possível fazer uma farofa rica em fibras, vitaminas e minerais. Outra opção é torrá-las no forno e usá-las como lanches rápidos, nutritivos e saudáveis durante o dia.
Gostou das dicas! Deixe aqui seu comentário.