Você já deve ter ouvido falar em terrário? Um pequeno jardim montado de forma delicada e criteriosa dentro de um determinado recipiente. Eu adoro!
Sem falar que podem ser colocados em qualquer lugar da casa e não precisam de dedicação integral. Uma boa maneira de trazer a natureza para dentro de casa.
Passo a passo
Recipiente
A escolha de um recipiente adequado é um bom começo para fazer um terrário. O recipiente deve ser de vidro e profundo o suficiente para as raízes das plantas terem espaço para se desenvolverem. O ideal é sempre pensar no reaproveitamento de materiais que você já tem em casa. Para criar um terrário, você pode usar diversos recipientes de vidro, como por exemplo, um aquário, vaso de flores, sopeira, luminária, taças e até mesmo garrafas. Veja qual é a melhor opção para você e lave antes de plantar nele!
Espécies adequadas
Para plantar no terrário é necessário ficar atento na escolha das espécies de plantas. O ideal é investir naquelas que são resistentes e que se adequam bem em ambientes internos. Algumas das mais usadas são samambaias, musgos, suculentas, cactos, confetes e outros.
Materiais necessários
Além do recipiente de vidro, você precisará de alguns outros materiais para fazer o seu terrário. Eles podem ser encontrados em lojas e floriculturas como solo, cascalho e pedras, carvão ativado, musgo, enfeites, além de luvas e regador.
Como plantar?
Depois de lavar o recipiente e secar bem, coloque a drenagem, misture o cascalho, as pedras e um punhado de carvão ativado, espalhe pelo fundo do recipiente, deixando uma camada de cerca de 2,5 centímetros de altura.
Em seguida, coloque o musgo para evitar que a terra grude embaixo do cascalho, além de absorver o excesso de umidade.
Só então, entre com a terra. Dependendo do tamanho do seu terrário e do comprimento das raízes das plantas, você irá precisar de uma camada de terra com cerca de 5 a 8 centímetros. Aperte levemente a terra para eliminar o ar. Faça os orifícios onde as plantas serão distribuídas.
Comece a plantar. Retire a planta do vaso anterior, sacuda as raízes para tirar o excesso de terra e, com cuidado, coloque-a no buraco previamente preparado. Repita o processo com as outras plantas;
Adicione os enfeites do seu gosto pessoal e regue o terrário com uma pequena quantidade de água. Isso já é suficiente, pois eles não precisam de água em excesso.