O congelamento de alimentos e pratos prontos facilita a vida de quem cozinha. Mas congelar a comida do jeito certo requer certos cuidados e uma boa dose de organização. Ainda mais se a comida em questão for ovos, leite, manteiga, queijos e iogurtes. Sim! É totalmente possível congelar laticínios.
Abaixo listei algumas dicas de como armazená-los com segurança no freezer, preservando todas as qualidades de cada item depois do descongelamento. Ah! É importante que o prazo de validade não esteja vencido.
Leite
Antes de congelar o leite fresco, ferva por 10 minutos e resfrie.
O homogeneizado pode ser congelado na embalagem original, que já apresenta espaço para expansão. Ou em recipientes de tamanhos variados, de acordo com o uso que terá o produto.
Manteiga, margarina ou creme de leite
A manteiga ou margarina pode ser congelada na própria embalagem ou separada em pequenas porções.Prefira as sem sal, já que as salgadas ficam rançosas com facilidade, devido ao menor tempo de conservação.
O congelamento do creme de leite não é aconselhado, pois o frio intenso provoca alterações na textura, cor e consistência. Ele só pode ser congelado quando batido com açúcar e armazenado em pequenas quantidades.
Ovos
Os ovos não podem ser congelados na casca porque, com o congelamento os líquidos se expandem, rompendo-a.
Retire-o da casca e mexa levemente com um garfo, de modo que não se formem bolhas. Adicione uma colher (café) de sal ou açúcar para cada ovo, conforme sua utilização posterior.
Você também pode congelá-los separando as gemas das claras e até mesmo em grande quantidade. Não esqueça de etiquetar a embalagem, anotando a quantidade de cada porção.
Queijos
Tanto os queijos duros (parmesão, provolone, do reino, etc) como os moles (brie, camembert, prato, mussarela, cheddar, entre outros) podem ser congelados embalados em papel alumínio, filme ou sacos plásticos.Se estiverem fatiados, separe as fatias por filme plástico ou papel alumínio.
O queijo ralado permanece solto mesmo quando congelado.Ricota e queijo tipo Minas não devem ser congelados devido ao seu baixo teor de gordura.
Descongelar
A melhor forma de descongelar os alimentos mantendo suas características originais de sabor e consistência é ir descongelando lentamente na geladeira, em temperaturas entre 1 a 5°C. Procure consumir os alimentos até 24 horas após o descongelamento.