Se tem uma coisa boa nessa vida é congelar alimentos! Aqui em casa procuro ter sempre opções de pratos congelados que são a solução para um dia corrido ou para aquela visita de última hora.
Mas não basta congelar! Também é fundamental que você faça o procedimento da maneira correta. Só assim conseguirá manter a textura, o sabor e a cor das comidas.
Por isso, vou compartilhar umas dicas bem legais de armazenamento de alimentos aqui no post. Confira:
Pegue leve nos temperos
O congelamento potencializa o sabor do tempero e tende a amaciar os alimentos, por isso vale reduzir o tempero usado dos pratos. Para pratos prontos, divida o prato, ainda quente, em vasilhas com tampa e na quantidade exata que será consumido.
Cuidados com estes alimentos
Todos os alimentos podem ser congelados de maneira segura, ou seja, sem colocar nossa saúde em risco. No entanto, alguns deles perdem gosto e textura se levados ao freezer, como é o caso de ovos, maionese, creme de leite e produtos lácteos em geral, tofu, ricota e vegetais e frutas com alto teor de água.
Verduras e legumes? Só cozidos
Prefira congelar legumes e verduras que serão fritos, cozidos ou assados posteriormente. Se a ideia é consumi-los crus e frescos, é melhor não levar ao freezer pois perderão a textura.
Descongelamento é feito na geladeira
Na geladeira, o ataque das bactérias é mais lento e o processo suave de descongelamento ajuda a manter cor, sabor e textura dos alimentos. Deixar o alimento sobre a pia para descongelar mais rápido é sempre um risco, por conta da proliferação de bactérias em temperatura ambiente. Se não puder deixar na geladeira, procure usar o micro-ondas em potência mínima para descongelar. Escolha a função de descongelamento ou diminua a potência do aparelho a 50% e coloque alguns minutos no timer.
Recongelar, nem pensar
Descongelou o prato, a carne ou as frutas e não vai usar? Jamais recongele, pois esta ação aumenta quantidade de bactérias no alimento, que podem causar intoxicações.
Embalagens de congelamento a vácuo
Use sacos próprios para congelamento a vácuo, assim você evita que o gelo acumule no alimento e impede o contato com o ar, que é inimigo da comida congelada. Se não tiver saco à vácuo, utilize uma sacola comum e procure tirar de dentro dela o máximo de ar que conseguir, amarrando bem no final.
Gostou das dicas? Espero que tornem seu dia a dia mais prático!