O peixe é um dos alimentos mais saudáveis de nossa cadeia alimentar. Mas você sabe como escolher um bom peixe quando vai às compras? Eu, por exemplo, não sabia – ao certo – como escolher peixe até estudar na Le Cordon Bleu, em Los Angeles. Hoje, em compensação, sei todo o cardápio da peixaria!
Mas você não precisa ser um chef de cozinha para saber escolher um peixe de qualidade. Com algumas dicas é possível superar essa insegurança e levar para casa uma proteína fresca e preparar uma refeição perfeita. Veja como:
Fique de olho na pele
Se a carne se estiver com a musculatura firme e a marca dos dedos desaparecer rapidamente ao toque, o peixe está fresco. A pele e as escamas devem estar sempre brilhantes.
Guelras vermelhas
As guelras, ou brânquias, ajudam os peixes a respirar dentro da água. Para comprá-los frescos elas devem estar vermelhas, apresentando cores vibrantes. Se ele estiver com as guelras rosadas ou acinzentadas, escolha outro peixe.
Sinta o cheiro
Nem todo peixe tem cheiro forte. Os melhores têm odor de maresia.Verifique se o peixe está com os olhos brilhantes Se os olhos do peixe estiverem opacos, não compre.
Escamas
Se você puxar uma das escamas e ela soltar com facilidade, melhor escolher outro tipo de peixe.
E se você acha que somente peixe fresco que é bom, se enganou. É preferível comprar um peixe congelado que aquele que está há vários dias exposto no balcão. Apenas observe se eles foram armazenados e refrigerados da maneira adequada para assim preservar suas características e nutrientes.
Com tanta variedade no mercado, é natural que role uma insegurança. Mas com essas dicas pode ter certeza, você vai arrasar na escolha do melhor peixe. E todo mundo vai pedir para repetir o prato!
Espero que você tenha gostado!